Pesquisar
Close this search box.

A Escola

20210415 102008

Nossa Proposta

Consideramos a criança como sujeito único e valorizado em suas especificidades, histórico e de direitos. Neste sentido, acreditamos que CUIDAR, BRINCAR e EDUCAR são práticas indissociáveis, fundamentais e que favorecem as diversas situações de ensino e aprendizagem. A Escola Vila Natureza tem como referencial pesquisadores como Piaget, Vygotsky, Loris, Malaguzzi, Wallon e outros teóricos que inspiram e fundamentam a nossa proposta pedagógica. Outro fator que temos corno prioridade em nossa proposta é fazer com que a criança tenha a oportunidade de interagir com o meio ambiente, sentir-se parte dele, preservando-o e respeitando-o.

Estrutura Física

Compreendemos que o ambiente também educa, por isso, além da sala de aula de referência, as crianças vivenciam diferentes experiência, as crianças vivenciam diferentes experiências nos múltiplos espaços que a escola oferece: Gramado. parque de areia, brinquedoteca com cantinhos diversificados, sala de vídeo, horta orgânica, parede sensorial, viveiro dos bichinhos, casa de vivências contendo cozinha experimental e espaço Maker, salas amplas, refeitório, quadra. biblioteca. aqua splash e estação sustentabilidade.

a escola Periodo Integral

Período Integral

A escola oferece a opção do perlado integral e semi-integral para os alunos da Vila, disponibilizando infraestrutura física e operacional para suprir a necessidade das crianças. Durante este período, sem abrir mão de um ambiente afetivo e de muitas brincadeiras, proporciona um cotidiano diversificado de situações de aprendizagens planejadas, dando continuidade ao processo de formação dos alunos.

Além de pensar em atividades que colaboram para o desenvolvimento global das crianças:

afetivo, emocional e social; Preocupa-se também com as questões pedagógicas que lidam

com a importância do brincar, experimentar sensações e explorar vivências.

Aluno Protagonista

A criança é um ser dotado de direitos e deveres, por isso, em nossa escola, defendemos com veemência as múltiplas possibilidades de construção do aluno nos diversos campos de experiência. Para que tenhamos êxito neste objetivo, o professor da nossa escola atua como mediador, oportunizando à criança o protagonismo necessário para assumir uma postura ativa no processo pedagógico, condição fundamental para a sua aprendizagem. Por meio de uma escuta sensível, o professor da Vila Natureza, entende que ouvir o que as crianças têm a dizer, é um aspecto crucial para auxiliar seus alunos a trilharem caminhos significativos.

a escola aluno protagonista
a escola alimentacao

Alimentação

O ato de comer é uma necessidade básica do ser humano, mas saber se alimentar de forma saudável e corretamente, é algo que necessita de aprendizado. E na infância que ocorre a formação de hábitos alimentares que levamos para a vida toda, por isso, é imprescindível o cuidado com a educação nutricional.

A escola promove a importância de hábitos saudáveis, tendo alguns alimentos restritos no lanche, conforme a Resolução da (PNAE) Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Projetos e Atividades Extracurriculares

Na Vila, os alunos têm a opção de frequentar atividades extracurriculares que podem ser realizadas diariamente, favorecendo nos alunos habilidades artísticas, esportivas, pessoais e sociais. Além disto, temos o “Projeto a Vila é nossa” que traz mensalmente para a comunidade escolar e região, entretenimento e diversão, através de uma programação inovadora, aberta ao público.

a escola atividade